JOSÉ RUA

BFRJ, Banda Filarmonica do rio de janeiro, orquestra de sopros, orquestra, orquestra rio de janeiro, sopros de vida, projeto musica, aula de música, música, Antonio Henrique Seixas, Maestro, Regente, Diretor Artístico

Regente Assistente

Bacharel em clarineta pela Escola de Música da UFRJ. Em 1982 com bolsa de estudos da Capes e da Fulbright fez o curso de pós-graduação na classe do Prof. Kalmen Opperman. Retornou ao Brasil após intensas atividades no exterior como regente, camerista, solista e professor, realizando, com sucesso de crítica, várias apresentações e recitais nos EUA.

 

Foi durante vários anos clarinetista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e tem participado como instrumentista de importantes séries de concertos, destacando-se a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Panorama da Música.

 

Atuou como diretor artístico da Chipewa String Orquestra e do Wooster Clarinet Choir no estado de Ohio, no período em que esteve nos USA. Atualmente é maestro e diretor musical da UFRJazz Ensemble e professor de saxofone do curso de graduação da Escola de Música da UFRJ. Suas intensas atividades como professor e revisor de partituras para “Big Band” o fazem conhecido e respeitado na música instrumental brasileira.

 

Prepara-se para a atividade de revisão de obras brasileiras para saxofone e pretende implantar, no futuro, o curso de saxofone voltado para o repertório da Música Brasileira de Saxofone.